quarta-feira, 7 de julho de 2010

Aprendizagem


Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é mediador do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente, sempre relacionado às experiências do cotidiano do aluno.



São fatores determinantes para a aprendizagem a inteligência, capacidade de compreender e assimilar o conhecimento, que são necessários para se estabelecer relações com vários conhecimentos e para se criar novos. Motivação aprende-se melhor e mais rápido quando existe interesse pelo assunto por quem esta estudando. Experiência anterior é a utilização do conhecimento, habilidade, experiência que o aluno já traz com a finalidade de facilitar o aprendizado. Fatores socioculturais o ensino necessita exerce uma mediação entre o aluno e a sociedade, frente ao contexto social.



As principais características da aprendizagem são processo dinâmico existe a interação do aluno com o que esta sendo estudado; processo contínuo aonde a aprendizagem vem desde o inicio da vida e vai se desenvolvendo ao longo dela; processo global na aprendizagem, aspectos fatores afetivos e sociais são construídos; processo pessoal a aprendizagem é intransmissível. Tendo assim maneira, ritmo, preferência, métodos individuais; processo gradativo ocorre o aprendizado em nível crescente se tornando mais complexo, tendo uma organização lógica da matéria de ensino; processo cumulativo é levado em conta todas às experiências anteriores dos alunos, que acabam servindo de base para os novos conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário